quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade, Reciclagem e Comida com Sabor Caseiro...Tudo a ver!

Gente, sempre fui muito consciente quanto aos meu deveres de cidadã e sempre procurei fazer o possível e até o impossível (ou inacreditável para alguns) para preservar o meio ambiente, a cidade limpa, etc...Mas, entrando num assunto de sustentabilidade com alguns amigos e buscando mais informações na internet, percebi que esta é a palavra do momento e deveria ser nosso MANTRA DIÁRIO! Bom, quem me conhece sabe que eu sou toda zen (tá, as vezes eu saio fora deste corpo e incorporo uma furiosinha!), gosto de plantas, animais, etc...então, nem precisei de muito esforço pra entrar na onda do momento...Horta caseira, reciclagem e muita criatividade! Amei! Gente vi cada coisa maravilhosa em termos de sustentabilidade, reciclagem de materiais e lixo, que fiquei mais encantada ainda, do que já era...
Eu já fazia umas coisas com artesanato com material reciclado, com latas, palitos de picolé, etc... Mas agora, descobri que dá pra fazer muuuuito mais coisas...E as hortas que andei vendo? Gente, eu tenho algumas plantas em casa, mas colher o tomate do pé e colocar na salada, assim, direto, sem agrotóxicos? É algo que me encanta...E tenho todos os motivos pra fazê-los...Ah! Você não gosta disso? Acha bobagem? Não é não. Gente, é o nosso planeta que está em risco! é a sua saúde e de sua família que você preserva, quanto planta e colhe seu próprio alimento...E mais, você acompanha tudo, desde o início...Porque não tenta? Faz como eu, e chama seus filhos, sobrinhos, vó, tia, mãe, tudo pra aprenderem com você e fazerem também...Assim, fica bem mais fácil de fazer uma ação coletiva, e ai então, realmente falar de sustentabilidade! Porque sustentabilidade verdadeira é isso, é você promover em ação conjunta com outras pessoas a consciência de preservação do meio ambiente e das condições climáticas de nosso planeta.
"Cada um é responsável por aquele que cativas", escreveu Saint Exuperry, à muitos anos, quando escreveu o livro "O Pequeno Príncipe", pois vejam que ele já tinha esta consciência de preservação, e não pensem que a interpretação da frase é somente literal, ela quer dizer principalmente, que você é responsável por cada parte que faz parte de você, seja uma pessoa ou o seu planeta, como no caso do Pequeno Príncipe que tinha em seu cuidado uma linda rosa...Lembram-se?
Pois então, façamos a nossa parte...Eu já estou fazendo a minha, plantando (minha arruda e meu manjericão estão lindos já!), reciclando, reaproveitando tudo que posso e que dá e estou ensinando meu filho a fazer também, porque assim pode ser que quando vierem meus netos, ele também os ensine o valor que a vida e que o mundo em que vivemos tem verdadeiramente.

Abaixo tem umas idéias legais que colhi de sites e blogs da internet que falam de reciclagem, reutilização e horta...vou deixar os links abaixo também...olhem e se gostarem, copiem a vontade, porque é bonito, barato e é preciso! Beijos, Sabrina.


tapete de rolhas


luminárias de lata



Jardim Vertical feito em Pet´s




Um comentário: