quinta-feira, 18 de agosto de 2011

8ª BIENAL DO MERCOSUL ABRE INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO INTERNACIONAL

Gente, olhem estas notícias que vi no site da Koralle sobre a 8ª Bienal do Mercosul:


8ª BIENAL DO MERCOSUL ABRE INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO internacional 


8ª Bienal do Mercosul abre inscrições para Seminário Internacional
fundo da imagem destaque
No dia 10 de setembro, data que marca o início das exposições da 8ª Bienal do Mercosul, acontece oSeminário Internacional Ensaios de Geopoética. Com um formato que mescla conferências e performances, o seminário debaterá as questões abordadas no projeto curatorial da 8ª edição, apresentando diferentes perspectivas sobre geopolítica, territorialidade, fronteiras, nação e representação simbólica dos países. Artistas, pensadores, cientistas políticos, fundadores de micronações reais e fictícias, curadores e líderes comunitários de várias partes do mundo estarão reunidos no seminário para debater essas questões. O evento será realizado no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, das 13h às 19h, com entrada franca. As inscrições podem ser feitas entre os dias 22 de agosto e 04 de setembro, através de formulário no site da Bienal. Confira as informações no serviço abaixo.
Dividido em duas etapas, o seminário começa com a sessão Geopolítica/Geopoética, moderada porJosé Roca, curador geral da 8ª Bienal. A artista espanhola Cristina Lucas, integrante da mostra Geopoéticas, vai apresentar a animação digital Pantone (2007), com depoimentos “ao vivo” de historiadores. Os trabalhos de Cristina tratam de questões relacionadas à cartografia e sua relação com a economia, a autonomia política e a diferença. Em seguida, o presidente da Associação Comunitária Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto, Wilson Marques da Rosa, aborda o significado de “território quilombola”, reivindicado pela entidade, a partir de uma reflexão sobre etnias e culturas.

Para falar sobre as relações entre geopolítica e mercado, foi convidado o antropólogo argentino, radicado no México, Néstor García Canclini, um dos principais pesquisadores de temas vinculados à cultura e à pós-modernidade desde um ponto de vista latino-americano. A professora Maria Adélia de Souza, catedrática de Direitos Humanos da Universidade Católica de Lyon, tratará do trabalho político do geógrafo Milton Santos, figura de destaque na reflexão sobre o desenvolvimento urbano dos países subdesenvolvidos.

A segunda sessão do Seminário inicia-se às 16h20, sob o tema Nação/Ficção e moderada por Pablo Helguera, curador pedagógico da 8ª Bienal. A artista e escritora cubano-americana Coco Fusco abre a sessão falando sobre suas investigações atuais, partindo do tema de sua obra Els Segadors (The Reapers, 2001), que será apresentada na mostra Geopoéticas. A obra explora o tema da identidade regional na Catalunha através de seu hino.

Em seguida, o artista de Serra Leoa radicado na Eslovênia, Borut Vogelnik, fala sobre o coletivo Irwin, fundado em 1983 e integrado por ele e outros dois artistas. Vogelnik comentará também o projeto NSK, que consiste na criação de “um estado em tempo”, com funções políticas e burocráticas, através do qual o artista questiona os processos de construção de uma nação. O coletivo participa da 8ª Bienal do Mercosul como uma ZAP – Zona de Autonomia Poética, dentro da mostra Geopoéticas. O último convidado do seminário é o príncipe Michael de Sealand, que vai contar a curiosa história do Principado de Sealand, uma micronação de pouco mais de 500 m² fundada em 1967 numa antiga base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. Após ambas as sessões haverá debates de meia hora de duração.

Serviço
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
10 de setembro, das 13h às 19h
Auditório Dante Barone – Assembléia Legislativa 
Praça Marechal Deodoro, 101 - 1º Andar – Porto Alegre – RS 
Entrada gratuita
Inscrições de 22 de agosto a 4 de setembro. Formulário de inscrições no link: 
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/encontros_bienal/
Informações: telefone 3254 7500 - projetopedagogico@bienalmercosul.art.br

Programação
Seminário Internacional Ensaios de Geopoética
Primeira Sessão - Geopolítica/geopoética 
Moderador: José Roca, Curador geral

13h às 13h45
Pantone (Vídeo/Performance): Cristina Lucas (com historiadores locais)

13h50 às 14h10
Apresentação: José Roca

14h15 às 14h35
Quilombos: Wilson Rosa

14h40 às 15h
Geopolítica e mercado: Néstor García Canclini

15h05 às 15h25
Milton Santos, o trabalho político do geógrafo: Maria Adélia de Souza

15h30 às 16h
Debate

Intervalo: 20 minutos

Segunda Sessão - Nação/ficção 
Moderador: Pablo Helguera, Curador Pedagógico 

16h20 às 16h30
Apresentação: Pablo Helguera

16h35 às 17h20
Conferência sobre a obra Els Segadors (The Reapers, 2001): Coco Fusco

17h25 às 17h45
IRWIN / NSK: Borut Voelgnik

17h50 às 18h10
Entrevista: Príncipe Michael de Sealand
Por: Pablo Helguera

18h15 às 18h45
Debate
Fonte: Assessoria de imprensa - Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário