domingo, 2 de outubro de 2011

EM BUSCA DO LIVRO (OU DA LEITURA) PERDIDO (A)


Boa noite pessoas, ou bom dia, dada a hora que escrevo este post, mas é que como sai da inércia que me assolava os últimos tempos, não me restaram muitas horas para atualizar meu blog e hoje, depois de uma conversa agradável sobre livros e cultura com pessoas que muito estimo, percebi que ainda preciso aprender e ler muito, apesar de ser viciada em livros, percebo que apesar disso, ainda preciso ler muito e tenho sede de saber cada vez mais e quem sabe, também me tornar assim, um pouco mais culta e mais sábia (apesar de não me sentir burra), afinal os livros são, além de uma ótima companhia e uma agradável forma de se viajar a outros mundos, são sobretudo, excelentes mestres, e por isso, resolvi escrever sobre isto e aproveitar para juntar aqui uma lista de alguns livros que ainda quero e que sinto que preciso muito, ler. Alguns, eu sei, são encontrados em versão pocket, o que me facilita muito, tendo em vista o preço que sai, comprar exemplares autênticos, em edições normais (o que acho absurdo, num país culturalmente rico como o noso, o preço da cultura e dos materiais que incentivam a mesma, serem absurdos, por vezes abusivos, impedindo as pessoas de menor renda de desfrutarem deste tipo de prazer) , e outros, certamente, também encontro em sebos, e como vem aí a Feira do Livro, já vou aproveitar, certamente para buscá-los também por lá...Tenho, sempre tive e incentivo muito o hábito da leitura, pois acho nobre as pessoas que buscam o saber, sem preconceitos intelectuais e com abuso, com vontade verdadeira de ler e de tornarem-se mais ricas intelectualmente e portanto, fiz a minha lista baseada neste tipo de necessidade e em busca deste tipo de riqueza. Haverão nela, muitos autores e autoras, que já li uma ou outra coisa, mas que por ter gostado muito, gostaria de ler outras obras e terão também muitos clássicos da literatura, que é verdade, muitas pessoas já leram e talvez se perguntem como, eu ainda não li, mas  o fato é que pequei, nisso talvez, mas cá estou para tentar redimir-me e então, desfrutar também destas obras. Bem, abaixo está a dita lista, e se alguém os tiver e quiser me emprestá-los e/ou me doá-los, estou aceitando, ou se ainda, tiverem alguma sugestão de livros que eu não mencionei aqui, e acharem que valem a pena, por favor comentem, que é pra eu ir "em busca do livro perdido", ok? Beijos, e até o próximo post...

- Os Miseráveis, de Victor Hugo;
- Cem anos de solidão, de Gabriel García Maques (deste autor já li, Do amor e Outros Demônios, e adorei!);
- A Hora da Estrela, de Clarice Linspector;
- Crime e Castigo, de Dostoiévski (comecei a ler e tive que devolver na biblioteca, uma lástima, não consegui terminar!);
- As Meninas, de Lygia Fagundes Telles;
- A Disciplina do Amor, de Lygia Fagundes Telles (me foram muito bem recomendados os textos dela, quero muito ler);
- Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto;
- Os Lusíadas, de Camões (é clássico, sempre quis tê-lo, mas por razões que até eu desconheço, não o comprei, nem li ainda...);
- Macunaíma, de Mário de Andrade;
- Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
- Hamlet, de W. Shakespeare (clássico do teatro, principalmente, e impossível deixá-lo passar);
- Capitães de areia, de Jorge Amado;
- A Metamorfose, de Franz Kafka;
- Admirável Mundo Novo, de Aldos Huxley;
- Madame Bovary, de Gustav Flaubert;
- Sagarana, João Guimarães Rosa;
- Poesias, de Fernando Pessoa;
- Guerra e Paz, de Leon Tolstói;
- Memória do Fogo, Eduardo Galeano;
- Memorial de Isla Negra, de Pablo Neruda;
- Sonetos para amar o amor, de Camões;
- Senhor e Servo e outras histórias, de Leon Tolstói;
- O Gato por Dentro, de Willians Borroughs;
- Noites Brancas, de Dostoiévski;
- A Divina Comédia, de Dante Alighieri;

E tem muitos outros, alguns destes títulos eu vou baixar do portal federal, aquele do Domínio Público (http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp), que é do governo e funciona como biblioteca pública on-line, o que é ótimo, pois possibilta acesso a muitas obras clássicas, basicamente, mas que já é um começo e outros, como disse, estou a caça...beijokas...e agora fui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário