sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O desapego...


Boa noite pessoas, estou aqui hoje pra falar de um assunto que está em alta no momento, o desapego. Nestes últimos tempos o desapego virou moda, tenho escutado e visto essa palavra quase que diariamente, e confesso, com a insistência dela em aparecer a minha frente, também venho tentando usá-la com mais freqüência e até utilizá-la mais em minhas mentalizações diárias e no meu vocabulário...Mas a verdade é que desapegar-se não é tarefa simples assim, há de se ter realmente vontade de fazê-lo, senão, isso pode ser uma algo mais difícil do que parece e não me refiro exclusivamente ao desapego material, pois considero este como o tipo de desapego mais fácil de se fazer, uma vez que desapegar-se de uma roupa, um sapato que se gosta muito, passa a ser muito fácil porque  podemos repor a peça  com outra e isso na maioria das vezes, é até muito divertido...Mas me refiro a outro tipo de desapego, mais profundo e talvez mais doloroso, o desapego sentimental, humano, emocional...Desapegar-se de pessoas é bem difícil e grande parte das vezes bastante complicado, uma vez que todos somos únicos e diferentes, desfazer-se de pessoas é uma "missão quase impossível", pois todos temos qualidades e defeitos e sempre, de alguma forma, deixamos nossa marca nos outros, podendo ser significativa ou não, sempre deixamos,  e isso pode ser a maior dificuldade quando se trata de desapego humano. Desconectar-se de pessoas que sentimos algo, que vivemos e convivemos pode ser bem difícil e esse é um desapego que exige mais do desprendimento, requer tempo, paciência e pode inclusive, envolver sentimentos e grandes rupturas, por isso a dificuldade em praticá-lo. Mas acredito que muitas vezes, isso é necessário e requer um tanto de parcimônia para se conseguir isso...De outro modo, nosso egoísmo em prender e prender-se a pessoas de maneira até doentia, muitas vezes, pode atrapalhar muito, mas ainda assim, muitas vezes é necessário...
Tenho tentado, contudo, o desapego aos hábitos que me são prejudiciais, aos vícios desnecessários, e aos comportamentos inadequados, que na maior parte das vezes, repetimos inúmeras vezes sem que nos demos conta. Este desapego talvez seja um dos mais necessários, pois na maior parte das vezes, nos apegamos a hábitos e rotinas que nos tornam pessoas pesadas, amargas e isso é muito ruim, por isso, praticar o desapego, nesse caso, exige determinação, tempo, paciência e muita disciplina por vezes...
Bem gente, de mim, só resta dizer que acho que é uma palavra que hoje está em moda, mas que acho que deveríamos usá-la sempre, pra todos os tipos de “apego”, pois dizem, os espíritas e os mais espiritualizados que é praticando o desprendimento que evoluímos, ascendemos na cadeia espiritual e quem sabe, nos tornamos seres melhores...Então, vamos aproveitar  a moda, e praticar o desapego também...quem sabe não conseguimos nos desapegar de algumas coisas que não precisamos mais...Beijos, pessoas e até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário